terça-feira, 11 de outubro de 2016

'I Seminário Cultura e Cidadania' é realizado em Belford Roxo



O "I Seminário Cultura e Cidadania" foi realizado na quarta-feira, 5 de outubro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Belford Roxo. O evento foi uma parceria do IFRJ - campus Belford Roxo com a OAB Belford Roxo, tendo como tema "Cultura, Identidade e Cidadania: Representações e Diversidade", sendo aberto à   comunidade.


A mesa de abertura contou com a participação de Abelardo Tenório, presidente da OAB Belford Roxo; Humberto Adami, presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CNVENB) do Conselho Federal da OAB; William da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Belford Roxo; Marina Marçal, presidente da Comissão OAB Mulher Duque de Caxias; o diretor de implantação do IFRJ campus Belford Roxo, Fábio Silva; Kiratiana Freelon, jornalista norte-americana; e a docente Jaqueline Gomes de Jesus.

Durante o evento foi exibido o documentário “Menino 23”, que revela a história real de uma fazenda no interior de São Paulo, que nos anos 30 do século XX, amparada por teorias nazistas, retirou crianças de um orfanato no Rio de Janeiro para serem submetidas a trabalho escravo.

Após a exibição foi conduzido um debate com Humberto Adami; William da Silva; Vitor Coffy, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Marcelo Anastácio, da Organização pela Libertação do Povo Negro (OLPN) mediados pela professora Jaqueline.



Após perguntas da plateia, composta principalmente por alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFRJ, o seminário foi encerrado pelo presidente da OAB, pelo diretor Fábio Silva e por Thayron Rangel, diretor administrativo do IFRJ Belford Roxo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário