quinta-feira, 10 de novembro de 2016

IFRJ – campus Belford Roxo exibe documentário ‘Pro Dia Nascer Feliz’ em defesa da educação



Os alunos e professores do IFRJ – campus Belford Roxo participaram da exibição e debate do filme “Pro Dia Nascer Feliz”. O evento, em defesa da Educação Profissional e Tecnológica aconteceu no CIEP 177 – Constantino Reis, sede provisória do campus, na quarta-feira, 7 de novembro, e contou com a presença do cineasta João Jardim; convidado da docente Jaqueline Gomes de Jesus.

Após a exibição foi realizado uma roda de conversa com os presentes. O diretor de implantação do campus Belford Roxo, Fábio Silva, falou sobre o evento: “Essa atividade se insere dentro do calendário que estamos desenvolvendo em função da mobilização em defesa da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, e da educação como um todo que está acontecendo”.




O diretor do filme contou que a ideia de produzir um documentário voltado para a educação surgiu depois de uma pesquisa sobre como a gravidez precoce afetava a vida das mulheres que engravidavam aos 16 anos. “Nas reuniões que eu fazia em escolas e pesquisas sobre meninas que tinham engravidado, percebi que os alunos entre a faixa etária de 14 e 18 anos tinham uma fala e visão muito ricas sobre a escola e achei aquilo muito mais interessante”.




João Jardim contou sobre a sensibilidade apurada dos jovens, notando as dificuldades que surgiam para eles não apenas na escola, mas também em questões particulares. Assim, decidiu fazer um filme sobre ensino médio, das relações com os alunos, dividindo as temáticas em diferentes escolas para pode ter justamente mais liberdade para trabalhar. Os alunos e a equipe do campus fizeram perguntas, tiraram dúvidas e debateram sobre a educação durante a roda de conversa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário